COOPERBOM
Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso
Em 1978, na cidade de Bom Sucesso, sul de Minas Gerais, o Sr. Emanuel Lopes Ribeiro(conhecido como Ema), iniciante da atividade agrícola, percebeu que a classe produtora de Bom Sucesso, estava sendo injustiçada pelo baixo preço pago a seus produtos, principalmente o feijão, que era uma das principais atividades. Este fato, levou-o a pensar sobre melhorias de comercialização para as commodities e consequentemente para um aumento na renda do Produtor Rural.
Neste mesmo ano, em conversa com o Sr. Salomão de Freitas,(seu cunhado), presidente da Cooperativa de Consumo de Frutal, o Sr. Ema comentou sobre a idéia de aumentar a renda do homem do campo, obtendo como resposta, a criação de uma cooperativa, onde a comercialização em conjunto, seria a base para o todo o processo.
Durante dois anos, o Sr. Ema começou a propagar os princípios cooperativistas, aos produtores locais e, em 17 de novembro de 1980, na sede do Rotary Club, 17 produtores rurais reuniram-se pela primeira vez, para discutirem as idéias do Sr. Ema. Depois de uma semana, no dia 25, 37 produtores rurais uniram-se para constituírem uma sociedade cooperativa nos termos da legislação, na qual, cada um subscreveu 4 quotas-partes, no valor total de CR$ 23.155,20 ( vinte e três mil, cento e cinqüenta e cinco cruzeiros e vinte centavos), ou seja, quatro salários mínimos da época, dentre eles:
1-Breno Carlos da Silva
2-Antônio Guimarães de Carvalho
3-José Ferreira de Resende
4-Hugo Resende
5-Antônio Zeferino Braga
6-Carlos Lopes de Carvalho
7-Alfeu Machado
8-Walter Teixeira Martins
9-José Maria Alves
10-João Neves
11-Carlos Olinto da Fonseca Lode
12-Vicente de Paula Moraes
13-Adeildo Antônio Roquim
14-Antônio Guimarães de Oliveira
15-Antônio Nazareno Martins
16-Juarez Guimarães de Carvalho
17-Itamar Andrade Resende
18-Dirceu Dimas Tavares
19-Zeferino Vieira
20-Delfino Castanheira
21-Geraldo da Mata Santiago
22-Francisco de Assis Carvalho
23-José Resende
24-José Ferreira da Mata
25-Lazaro Pinto de Almeida
26-Aurio Pinto de Almeida
27-José Viana
28-Samuel Lopes Ribeiro
29- Carlos José da silva Costa
30-Antônio de Oliveira
30-João Carlos Júnior
32-Francisco Carlos da Silva
33-Laurimar Leão Viana
34-Joaquim Ferreira da Mata
35-Emanuel Lopes Ribeiro
36-Roberto Soares Coelho
37-Ivone de Oliveira
38-José Geraldo de Oliveira
Em seguida procedeu-se à eleição dos membros dos órgãos sociais, sendo eleitos para compor o Conselho de Administração, os seguintes associados: Presidente, Breno Carlos da Silva; Vice-presidente Antônio Guimarães de Carvalho e Secretário José Ferreira de Resende, e depois para o Conselho e Suplentes. Em primeira instância, o senhor presidente fez a leitura dos objetivos da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso, a Cooperbom.
“A defesa econômico-social de seus associados, mediante prestação de serviços representada na comercialização de seus produtos; no fornecimento de mercadorias utilitárias; na assistência agronômica e veterinária e na promoção da educação cooperativista.”
Durante esta gestão um cômodo foi alugado, à Rua Herculano Castanheira, para o gerenciamento e comercialização de produtos veterinários e insumos. Mais a frente, foi adquirido um galpão, à Rua Dona Francelina 281, que atualmente é a Loja da Matriz.
Em 27 de março de 1984, em Assembléia Ordinária uma nova diretoria tomou posse para o novo triênio, sendo o Sr. José Maria Alves o novo Presidente; Vice-presidente o Sr. Hugo Andrade Resende e o como Secretário o Sr. Antônio de Oliveira. Esta segunda gestão, dando prosseguimento as atividades da Cooperbom, adquiriu um posto de combustível, com lavador, seção de peças e oficina mecânica e um lote ao lado da loja agropecuária.
No ano de 1985 o Fundo de Reservas cobriu as perdas do exercício. Já em 1986, o Sr. Presidente comentava em vender o posto, uma vez que não havia capital suficiente para pagar a sua aquisição, tendo que recorrer a financiamentos bancários.
Com o fim do mandato em 05 de março de 1987, uma nova chapa foi formada para o novo triênio e o Sr. Breno Carlos da Silva assumiu novamente a presidência, tendo o Sr. Antônio Guimarães de Carvalho como Diretor Comercial e o Sr. Avelino Eustáquio dos Santos como Secretário. Nesta época ficou comprovada a inviabilidade de manutenção do posto e sob votação, a venda do posto foi aprovada por 33 votos. Em 1988, por motivos particulares os diretores renunciaram seus cargos, e uma nova diretoria provisória foi empossada para os próximos 30 dias, tendo como diretor Presidente, o Sr. Antônio de Oliveira; Diretor Comercial Joaquim Ferreira da Mata e Diretor Secretário Carlos José da Silva Costa. Após os 30 dias, uma nova eleição foi realizada, e a assembléia decidiu que o Sr. Antônio de Oliveira assumisse o cargo de Diretor Presidente, o Sr. Joaquim Ferreira da Mata como Diretor Comercial e o Sr. Adeildo Antônio Roquim como Diretor Secretário, até o término do mandato.
Nova década e nova diretoria!
Em 23 de março de 1990, tomaram posse os Senhores Fábio Antônio Silveira como Diretor Presidente, João Batista Ribeiro Filho como Diretor Comercial, e Antônio de Oliveira como Diretor Secretário. Nesta época a Cooperbom encontrava-se muito endividada, sendo necessário vender o caminhão e o açougue. Para sair da crise, o Sr. Carlos José da Silva Costa sugeriu a compra de um Misturador e Triturador de ração, dando origem a Fábrica de Rações. O cooperado Roberto Coelho, sugeriu que uma Rifa fosse feita. Assim, um automóvel da Wolksvagem, o Gol, foi rifado pela Loteria Federal, porém o bilhete não saiu e o veículo ficou para Cooperbom.
Aos poucos as dívidas foram sendo sanadas. Em 1991, a Cooperbom construiu um cômodo, para o funcionamento de uma Cooperativa de Crédito, a Credisucesso, que iniciou suas atividades em 13 de novembro de 1992.
Em 1993, com a eleição da nova gestão, o Sr. Fábio Antônio Silveira consegue reeleger-se como Diretor presidente, o Sr. Luiz Cláudio da Mata Santiago, como Vice-Presidente e o Sr. Antônio de Oliveira como Secretário.
Com o término do triênio, uma nova assembléia foi convocada, em 08 de março de 1996 para a eleição da nova diretoria. Desta vez, o Diretor Presidente eleito foi o Sr. Eneas de Carvalho, que teve como Diretor Comercial o Sr. Márcio de Castro Soares e o Diretor Secretário Sr. Antônio Resende Soares.
Durante esta gestão a sala da gerência e o depósito da loja foram construídos; houve a implantação do PABX e início da informatização dos serviços; aquisição da área à MG 332 Km 19, onde foram instalados equipamentos necessários para o processamento, beneficiamento e prova do café o que proporcionou a criação de mais um departamento; instalação de uma balança rodoviária eletrônica e aquisição do Posto de Resfriamento de Leite que pertencia a Parmalat, com a capacidade de 65.000 litros de leite.
Em março de 1999, uma nova diretoria toma posse: Diretor Presidente Márcio de Castro Soares, Diretor Comercial Fábio Antônio Silveira e Diretor Secretário Hugo Andrade Resende.
Esta gestão foi responsável pela continuação da informatização através da aquisição de novos programas e equipamentos; mudança do escritório que funcionava dentro do prédio da matriz; contratação de um veterinário, junto com a prefeitura; construção de um galpão para armazenagem do café e informatização interligando o mercado internacional, CMA, com as bolsas de Londres e Nova York; aquisição de um Tanque de armazenamento de leite com a capacidade de 25.000 Lts e um Tanque isotérmico para transporte rodoviário com a capacidade de 9000 lts, e levou em assembléia, que aprovou a mudança do Estatuto aumentando o tempo de mandato de 3 anos para 4 anos.
Em 25 de março de 2002, a mesma diretoria reelege-se por unanimidade.
Em 2003, foi instalada uma Fábrica de Ração, com capacidade produtiva de 6.000 (seis mil) quilos de ração/hora.
Já em Julho de 2003, a loja de comercialização de produtos agrícolas instalada em Bom Sucesso percebeu a dificuldade de atender às cidades vizinhas e abriu uma filial na cidade de Nazareno.
No dia 19 de outubro de 2003, o falecimento do Diretor Comercial Fábio Antônio Silveira, deixa registrado na história de Bom Sucesso, muitos ensinamentos e princípios cooperativistas. Os Conselheiros da Cooperbom se reuniram e por consenso indicaram o Sr. José Marcelo de Figueiredo para assumir o cargo de Diretor Comercial.
Em janeiro de 2004, outra filial foi aberta. Desta vez, em Mercês de Água Limpa, município de São Tiago e o Silo de Milho iniciou suas atividades, sendo sua capacidade de armazenamento de três milhões de quilos de grãos, ou seja, cinqüenta mil sacas de milho.
Em 2005, muitos projetos foram realizados iniciando com:
inauguração do Posto de Combustíveis;
criação de uma filial na cidade de Ibituruna;
pesado investimento em tecnologia de ponta e equipamentos de informática, coma empresa RM Informática, para a total integração dos sistemas operacionais da Cooperbom, visando a redução drástica dos lançamentos efetuados manualmente, otimizando os resultados e informações para a diretoria, em suas tomadas de decisões;
a aquisição de galpões e terrenos no bairro Estação, onde serão utilizados para construção da nova sede e galpão de café;
na área social, apoio a várias entidades de nossa comunidade e região, promovendo uma melhor educação, incentivando o esporte e dando total apoio a cultura e saúde;
parceria com o Sistema Paulista de Assistência e Unimed de São João Del Rei, oferecendo Planos de Saúde para os cooperados e seus familiares.
Mal sabiam, aqueles homens que vieram criar a Cooperbom, fundamentados em uma visão cooperativista!......
Mal sabiam, que estão presentes na vida de muitos Produtores Rurais!...
Não mais um pensamento, não mais uma espera, um projeto mais sábio, mais ousado e mais concreto. Um projeto que nasceu dos anseios e as necessidades entre o ilimitado dos sonhos e o suor do Produtor Rural.
Homens da cidade, homens do interior, homens do campo, homens da serra, do vale, pais de família, produtores rurais....
Enfim, COOPERADOS.
Apesar de toda a bagagem, durante todos esses anos, todas as realizações e projeções, e toda a história desse grande sonho, a COOPERBOM, que a todos cooperados acolhem, está ainda no seu início.
Hoje ela deixou de ser uma Cooperativa de Bom Sucesso, passou a ser a Cooperativa Regional.
COOPERBOM
Referências Bibliográficas
Kellen Renata de Carvalho Pereira, Auxiliar de Escritório Cooperbom (RH)– 03/10/2005
Contribuição
Emanuel Lopes Ribeiro – Fundador da Cooperbom.